Caetano Veloso e Maria Bethânia são indicados ao Grammy Awards 2026
Irmãos concorrem na categoria Melhor Álbum de Música Global com disco "Caetano e Bethânia Ao Vivo"
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia foram indicados ao Grammy 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global pelo disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”. O anúncio foi feito pela Recording Academy na sexta-feira (7). A cerimônia de premiação acontecerá em 1° de fevereiro de 2026, em Los Angeles, Estados Unidos.
Caetano e Bethânia Ao Vivo
O álbum, lançado em maio de 2025, registra a turnê que marcou o reencontro dos artistas nos palcos após 46 anos. A última vez que os irmãos baianos haviam excursionado juntos foi em 1978.
A série de apresentações percorreu arenas e estádios de diversas capitais brasileiras entre agosto de 2024 e março de 2025. O material gravado durante esses shows resultou em um álbum com 42 músicas distribuídas em 33 faixas.
Entre as canções presentes no disco estão clássicos como “Reconvexo”, “Alegria, Alegria” e a composição “Um baiana”, um samba-reggae de autoria de Caetano que foi executado apenas nos dois últimos shows da turnê.
Bethânia debuta no Grammy
Para Maria Bethânia, a indicação representa um marco especial, pois é a primeira vez que concorre ao Grammy, às vésperas de completar 80 anos. Caetano Veloso, por sua vez, já venceu a premiação em 2000 com o álbum “Livro”, quando a categoria ainda era denominada Melhor Álbum de World Music.
Ver essa foto no Instagram
Outros artistas brasileiros como Gilberto Gil e Milton Nascimento também já conquistaram o Grammy na mesma categoria em edições anteriores da premiação.
A Recording Academy não divulgou informações sobre a presença dos artistas na cerimônia de premiação ou sobre possíveis colaborações futuras entre os irmãos.






