
Penitenciária de Florianópolis deve ser transformada em Centro Cultural
A unidade prisional deve ser desativada até 2026
O Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis, pode virar um grande centro cultural nos próximos anos. Em janeiro de 2025, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou o início do processo de desativação da unidade penal que fica na região central da Capital.
De acordo com o governador, a desativação total deve acontecer até 2026 e os apenados da unidade serão realocados em outras penitenciárias.
Em 2024, já foi inaugurada uma estrutura anexa ao Presídio Regional de Tubarão, espaço projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto, além da nova Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, que tem capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado.
Construída em 1930, a penitenciária de Florianópolis tem 170 hectares que equivale a 17 campos de futebol. A ideia do Governo de Santa Catarina é usar a área para fins de interesse social com atividades de cultura, lazer, esportes e entretenimento, transformando a unidade prisional em um projeto intitulado Cidade da Cultura.
O Governo de Santa Catarina quer transformar a penitenciária em um centro cultural proporcionando um local de lazer para as famílias. Esse objetivo direcionou as primeiras ações do grupo de trabalho que prevê a transformação da região com ações culturais e entretenimento.
Além disso, o projeto pretende preservar a memória da penitenciária objetivando a sustentabilidade econômica do espaço, além da qualificação do entorno. A ideia que pretende criar a Cidade da Cultura é liderada por diversas secretarias do Estado e promete transformar a cidade de Florianópolis.