Orquestra Filarmônica Catarinense leva ao CIC espetáculo inspirado em Anita Garibaldi
A Orquestra Filarmônica Catarinense apresenta, no dia 1º de julho, às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, o espetáculo “O Grito de Anita — Entre a Noite e a Liberdade”. A apresentação presta homenagem à trajetória de Anita Garibaldi por meio de um concerto que une música de concerto, teatro e uma proposta sensorial.
Inspirado na história de uma das personalidades mais importantes de Santa Catarina, o espetáculo propõe uma reflexão sobre liberdade, resistência e identidade, reunindo obras que dialogam com temas como coragem, amor e transformação.
Música e interpretação no mesmo palco
A primeira parte do concerto apresenta “Verklärte Nacht” (Noite Transfigurada), de Arnold Schoenberg, considerada uma das obras mais marcantes do fim do período romântico. Inspirada em um poema de Richard Dehmel, a composição conduz o público por uma intensa jornada emocional.
Na sequência, a orquestra interpreta uma adaptação em forma de suíte de “Maria de Buenos Aires”, de Astor Piazzolla e Horacio Ferrer. A montagem reúne alguns dos momentos mais emblemáticos da operita-tango em uma nova concepção musical desenvolvida especialmente para esta produção.
Além da execução das obras, o espetáculo contará com participação cênica, integrando música, movimento e interpretação para ampliar a experiência do público.
Filarmônica vive momento de destaque
Com apenas dois anos de atividade, a Orquestra Filarmônica Catarinense vem se consolidando como uma das principais instituições musicais do Sul do Brasil. Ainda em 2026, o grupo fará sua primeira turnê internacional, com apresentações previstas em Berlim, Roma e Veneza.
Serviço
O quê: Concerto O Grito de Anita — Entre a Noite e a Liberdade
Quando: 1º de julho, às 20h
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis
Ingressos: Plateia inferior: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Plateia superior: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
Disponíveis na plataforma Pensa no Evento.






