Documentário “Terra & Memória” estreia na NDTV Record
16.05.2025

Documentário “Terra & Memória” estreia na NDTV Record

Produção faz parte do projeto Bicentenário da Imigração Alemã e será exibida a partir de 17 de maio em todo o estado de Santa Catarina

A NDTV Record estreia em 17 de maio o documentário inédito Terra & Memória, dividido em três episódios de aproximadamente 34 minutos, exibidos aos sábados após o Balanço Geral. A produção faz parte do projeto Bicentenário da Imigração Alemã, iniciado em julho de 2024, e homenageia os 200 anos da chegada dos imigrantes alemães ao Brasil.

Gravado em Santa Catarina e na Alemanha, o documentário combina pesquisa histórica, entrevistas e encenações em alemão, realizadas por atores de Blumenau, com ambientação fiel ao século XIX. A narrativa foca na experiência coletiva dos imigrantes, suas dificuldades iniciais e as contribuições duradouras à cultura, economia e identidade catarinense.

Foto: divulgação

Os imigrantes alemães foram fundamentais na criação de escolas, igrejas, sociedades culturais e no desenvolvimento de setores como agricultura, suinocultura, indústria e comércio. A produção percorreu mais de 4 mil km na Alemanha para coletar imagens e depoimentos que conectam passado e presente.

Com direção de Luan Diego Vosnhak, fotografia de Marcelo Feble e curadoria das historiadoras Dolores Tomaselli e Sueli Petry, Terra & Memória é descrito como um registro sensível e rigoroso da transformação gerada pela imigração alemã em Santa Catarina — um legado que moldou a qualidade de vida, a organização social e o desenvolvimento do estado.

Foto: divulgação

Terra & Memória não é apenas uma homenagem, mas uma narrativa audiovisual que resgata com profundidade os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Trabalho há mais de três décadas com memória e, especificamente, com a história da imigração no Sul do país. Vejo nessa produção um instrumento poderoso para levar conhecimento às novas gerações sobre como esse processo moldou Santa Catarina — um estado com alto IDH, baixa desigualdade e cidades como Joinville e Blumenau, que hoje se destacam graças à contribuição desses imigrantes”, comentou Dolores.

Siga-nos nas Redes Sociais

Ouça agora!

A rádio que está sempre
com você na frequência 91.3

Ouvir agora

Você pode nos ouvir também em:

Tune In tudoradio.com