“O Agente Secreto” entra na corrida do BAFTA 2026 com duas nomeações
Apontado como o equivalente britânico ao Oscar, o BAFTA é hoje o principal prêmio concedido pela Academia Inglesa de Cinema. A lista de indicados à edição de 2026 foi anunciada nesta terça-feira (27) pelos atores David Jonsson e Aimee Lou Wood e trouxe um destaque especial para o cinema brasileiro: “O Agente Secreto”.
O longa aparece em duas categorias importantes: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original, assinado por Kleber Mendonça Filho.
Dirigido pelo cineasta recifense e protagonizado por Wagner Moura, ao lado de Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e outros nomes do elenco, o filme teve sua primeira exibição na 78ª edição do Festival de Cannes, uma das vitrines mais prestigiadas do cinema mundial. Na ocasião, saiu premiado com Melhor Ator, para Moura, e Melhor Direção, para Mendonça Filho.
A trama acompanha Marcelo, personagem de Moura, que retorna a Recife após um período afastado. O reencontro com a cidade natal, porém, rapidamente se transforma em um cenário de tensão, quando ele passa a suspeitar que está sendo observado enquanto se refugia em um edifício habitado por pessoas marcadas para morrer.
Além do reconhecimento no BAFTA, “O Agente Secreto” também coleciona prêmios internacionais. A produção venceu o Globo de Ouro como Melhor Filme Internacional e garantiu a estatueta de Melhor Ator em Filme Dramático para Wagner Moura. Já no Oscar, marcado para o dia 15 de março, o longa concorre em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco.






